11 de set. de 2016

TUNGA

A Bela e a Fera, 2001 -  Foto: Nilva

À la lumière des deux mondes  Foto: Raquel

Nossa homenagem ao artista Tunga (1952-2016) . 

Escultor, desenhista, artista performático, Tunga teve uma participação decisiva na instalação do Instituto Inhotim, onde existe um espaço dedicado a abrigar importante coleção do artista, a Galeria Psicoativa Tunga.

Foto: Nilva
"Caminhando pela Galeria Psicoativa de Inhotim o visitante é indagado a sentir uma contínua vibração, uma temporalidade alterada, não linear, um circuito que não tem início nem fim, pois os fatos confluem apenas aparentemente, rapidamente se divergindo em caminhos independentes. A própria arquitetura da galeria, projetada pelo escritório Rizoma Arquitetura, de Belo Horizonte, traz múltiplas entradas e saídas, além de conexões com o fora, a mata da área externa, fazendo-nos, forçadamente, construir nosso próprio trajeto." (RODRIGUES, 2015,p. 8)


Inside Out, Upside Down - Tunga Foto: Juliana
Cooking Crystals Expanded - Foto: Margareth



Foto: Juliana




True Rouge - Foto: Margareth
O primeiro pavilhão construído no Inhotim abriga um trabalho do artista, True Rouge, que acabou por se tornar também a primeira obra a compor o acervo do museu.



Para saber mais:
a) O pós-estruturalismo e a problemática de gênero: digressões da obra de Tunga DANIELA DE AVELAR VAZ RODRIGUES http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1439852808_ARQUIVO_RODRIGUES,Daniela.Oposestruturalismoeaproblematicadegenero.pdf

b)Inhotim. Tunga. True Rouge. http://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/19858

c)ARTE CONTEMPORÂNEA E MEIO AMBIENTE NO MUSEU INHOTIM  https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/56735/1/GeoGraphos_IV-PYDES_23.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário